Ligação entre aço e concreto


Em diversas situações identificamos a necessidade de realizar a ligação de elementos metálicos a estruturas de concreto. Para isso utilizamos chumbadores, que são barras redondas totalmente rosqueadas ou rosqueadas em uma ou nas duas extremidades.


Chumbadores sujeitos somente a esforços de cisalhamento podem apresentar comprimentos de ancoragem menores em relação aos sujeitos a tração. O comprimento de ancoragem é determinado pela resistência à tração da barra e pela resistência do cone de resistência do concreto (Bellei, 2006).


A NBR 8800 (ABNT, 2008) fornece os parâmetros para o dimensionamento como: as distâncias máximas e mínimas entre cada furo, tendo em vista a rigidez exigida (engastada, rotulada ou semi-rígida). E a NBR 14827 (ABNT, 2002) estabelece os requisitos para se determinar a resistência à tração e ao cisalhamento para chumbadores instalados em elementos de concreto, antes ou após a concretagem.


Para a correta ligação e melhor aproveitamento das características de cada material é importante o dimensionamento adequando, principalmente para o reparo de estruturas de concreto armado.


Vanguarda, compartilhando ideias!

Arquivo
Procurar por tags

Relacionados

  • Preto Lugares Ícone Google
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon