Espaçamento mínimo de armadura



O projeto estrutural de uma viga é produzido em função de algumas condições como: esforços solicitantes, vão e ambiente. Com isso, temos as dimensões de sua seção, área de armadura e cobrimento para a elaboração do seu detalhamento. No projeto de detalhamento da viga devem ser especificados: o diâmetro, a localização e espaçamento entre cada barra longitudinal e cada estribo. Sempre de acordo com o cobrimento mínimo da armadura, para evitar oxidação. Definido o diâmetro da barra longitudinal, devemos nos atentar à distância mínima entre elas para garantir que todas sejam envolvidas pelo concreto, evitando falhas de concretagem.

O espaçamento horizontal mínimo entre as barras deve ser o maior dos três valores: 2 cm, diâmetro da barra ou 1,2dmax(diâmetro máximo do agregado). O espaçamento vertical mínimo entre as barras deve ser o maior dos três valores: 2 cm, diâmetro da barra ou 0,5dmax (diâmetro máximo do agregado).


Usualmente o diâmetro máximo do agregado é igual a 19 mm, para a brita 1. Para mais informações, entre em contato com a VANGUARDA e faça seu empreendimento com segurança. Vanguarda, compartilhando ideias!

Arquivo
Procurar por tags

Relacionados

  • Preto Lugares Ícone Google
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon