As cores na Arquitetura



As cores influenciam muito os ambientes onde são aplicadas, por isso é importante entender que cada uma atua de uma forma específica, sendo essencial a escolha adequada para não estimular uma sensação diferente da que se está buscando.

A cor no ambiente gera uma percepção, que por sua vez causa uma impressão e assim desperta uma reação emocional.


Analisando as cores:


Amarelo – É alegre e proporciona calor. Atrai rapidamente o olhar e estimula a concentração, sendo muito bem aplicado em salas de estudo.


Vermelho – É estimulante e ativo. Estimula a atividade, podendo ser utilizada em lugares onde existirá contato social, como salas de estar.


Laranja – É jovial e aconchegante. Estimula também o apetite, podendo ser facilmente aplicada em comércios alimentícios.


Azul – É calmante e transmite segurança. Ideal para locais onde é preciso relaxar, como clínicas e quartos.


Verde – É relacionado com a natureza e com a fertilidade. Está associado com locais onde há recuperação, como hospitais, mas também em locais onde se busca tranquilidade sem perder a atividade.


Preto – É elegante. Acentua a essência das formas, devendo ser bem aplicado.


Branco – É puro e limpo. É uma cor neutra que é facilmente aplicada em qualquer local.


Cinza – É moderno e elegante. Está relacionado ao respeito, podendo ser aplicado em conjunto com outras cores em ambientes corporativos.


Violeta – É espiritual e sofisticado. Atua muito bem quando aplicado em quartos e salas.


Além de ser importante estudar o ambiente e as cores que irão compor o espaço, a criatividade também conta muito. Faça seu projeto de interiores com um profissional qualificado que poderá auxiliar nas melhores escolhas.


Vanguarda, compartilhando ideias!


Arquivo
Procurar por tags

Relacionados

  • Preto Lugares Ícone Google
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon