Parklets


As cidades estão cada vez mais caóticas, sendo necessário pensar em alternativas para realização de intervenções urbanas a fim de amenizar os impactos causados pela urbanização.

Uma das soluções mais criativas é a inserção de Parklets junto as calçadas!

• Mas o que é um Parklet?

De forma resumida, considera-se o Parklet como sendo uma extensão da calçada, temporária ou não, que servirá como espaço público. Instalam-se esse tipo de estrutura em locais onde antes existiam estacionamentos, entretanto, ocupa-se o lugar apenas de uma a duas vagas de carros.

• Quais os benefícios?

Com o aumento da urbanização nem sempre os espaços públicos crescem na mesma proporção, fazendo com que uma área livre seja cada vez mais escassa em meio a malha urbana.

A inserção de um Parklet pode acomodar diversas pessoas em um dia, ampliando a oferta de espaços públicos na cidade, que servirão de área de estar e ponto de encontro, suprindo de alguma forma a falta de espaços coletivos.

As pessoas se sentem utilizando de forma direta a cidade em que vivem.

Estimulam o desenvolvimento econômico local, pois as lojas situadas próximas aos Parklets tornam-se mais atrativas, principalmente as alimentícias.

• De que é constituído um Parklet?


Um Parklet é constituído de mobiliário urbano, equipamentos e vegetação. Existem diversos modelos espalhados pelo mundo.

• Quem pode implantar um Parklet?

Pessoa física, jurídica ou o poder público. Se você se interessou e quer saber mais sobre o assunto vale a pena dar uma olhada na cartilha que a prefeitura de São Paulo criou para falar sobre o assunto. Acesse -> (https://goo.gl/UafZEZ)

Participe da sua cidade, os espaços públicos são condicionantes diretos da qualidade de vida nos meios urbanos!

Vanguarda, compartilhando ideias!

Arquivo
Procurar por tags

Relacionados

  • Preto Lugares Ícone Google
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon