DIY - Estante com canos de PVC


A criatividade conta muito na hora de dar uma cara nova a um ambiente!


É possível encontrar muitas ideias interessantes na internet e reaproveita-las no seu espaço, somente aplicando seu estilo pessoal para dar um toque personalizado.


Uma ideia interessante é a criação de mobiliário com canos de PVC. Nós utilizamos os canos para a criação de uma estante, que seria muito útil para o escritório e daria personalidade ao nosso espaço.


Para fazer uma estante como a nossa é preciso alguns itens bem fáceis de encontrar:


º Canos de PVC, que deverão ser cortados em 11 partes com 40 centímetros e 14 partes com 25 centímetros (A espessura fica a critério e gosto de quem está criando, nós utilizamos a de 32)

º 15 T cortados ao meio com dois furos cada (É o que vai fazer a fixação da estante na parede)

º 7 T inteiros (Para as ligações entre tubos verticais)

º 8 Joelhos (Para as ligações entre tubos verticais e horizontais)

º 7 Tábuas de MDF (Utilizamos tábuas de 60x25cm)

º Lixa número 100

º Cola para PVC

º Tinta em spray

º 30 Parafusos e buchas


Primeiramente é preciso lixar todas as extremidades dos canos e elementos de ligação, pois esse processo vai facilitar o encaixe e a fixação da cola no PVC.




Após lixar começa o processo de ligação entre os componentes da estante. É preciso muita atenção nessa etapa para que a estante não fique torta! A cola deve ser passada por dentro dos elementos de ligação. Não é preciso passar cola nos tubos.



Para garantir que as extremidades ficarão alinhadas é preciso pressiona-las contra o chão, conforme a foto a seguir. É um processo que deve ser feito em seguida pois a cola ainda deverá estar molhada!


A primeira ligação (PEÇA 1) é feita entre um T cortado, um cano de 25 centímetros e um joelho.



A segunda ligação (PEÇA 2) é feita entre a peça já criada (PEÇA 1) e um cano de 40 centímetros! E deverá ficar assim:



A terceira ligação (PEÇA 3) é feita com a PEÇA 2 e uma PEÇA 1, mas nesse caso a PEÇA 1 um possuirá um T inteiro no lugar no joelho, ficando assim:



A quarta ligação (PEÇA 4) é feita entre a PEÇA 3 e um novo cano de 40 centímetros, formando um F.



A quinta ligação (PEÇA 5) é feita entre a PEÇA 4 e a PEÇA 3, formando um lado completo da estante!



Para uma estante como a nossa foram criadas três partes como essa mostrada até aqui. O toque personalizado foi a criação de uma peça diferente, que possui uma parte a menos, mas o processo é bem simples, pois somente vai limitar a altura.


A parte diferente da estante nada mais é que a PEÇA 4 ligada a PEÇA 1.


Antes de montar a estante e fixa-la é preciso dar o acabamento final, para tirar de vez a cara sem graça dos canos de PVC! Para isso utilizamos a tinta em spray preta com acabamento brilhante.


Para esse processo deve-se ter muito cuidado e paciência, para evitar que a tinta escorra ou crie bolhas. Foi necessário duas demãos de tinta, sendo que houve um intervalo mínimo entre as duas aplicações, conforme indicações do produto. Para que tudo saia perfeito é preciso ler como usar a tinta antes de se aventurar!



É preciso cobrir todo o local onde será realizada a pintura para que não manche. Depois de totalmente seca (esperamos aproximadamente dois dias) já pode ser feita a fixação na parede. Para fixar usamos parafusos e buchas, sempre atentando para o alinhamento, onde marcamos um ponto fixo para servir como base para os outros pontos.


Nos usamos o MDF cru para as prateleiras, mas tanto a madeira quanto as cores das mesmas e do PVC podem ser mudadas, pois a diversificação que essa mesma estante pode ter é infinita! Basta dar o seu toque especial!


Nosso resultado foi esse:


Vanguarda, compartilhando ideias!

Arquivo
Procurar por tags

Relacionados

  • Preto Lugares Ícone Google
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon